Descrição
O que é o Software Público Brasileiro?
O Software Público Brasileiro (SPB) é um tipo específico de software livre que atende às necessidades de modernização da administração pública de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e é compartilhado sem ônus no Portal do Software Público Brasileiro.
Objetivos
Disponibilizar um ambiente de compartilhamento de software, com foco na gestão de recursos e gastos de informática mais racionalizada, ampliação de parcerias e reforço da política de software livre no setor público.
Contexto
A iniciativa resulta na economia de recursos públicos e constitui um recurso benéfico para a administração pública e para a sociedade. Já são 81 softwares catalogados para compartilhamento.
O Portal do Software Público Brasileiro foi criado em 12 de abril de 2007 e já conta com várias soluções voltadas para diversos setores. Os serviços disponíveis são acessados até por outros países, como Uruguai, Argentina, Portugal, Venezuela, Chile e Paraguai. O portal vem se consolidando como um ambiente de compartilhamento de software. Isso resulta em uma gestão de recursos e gastos de informática mais racionalizada, ampliação de parcerias e reforço da política de software livre no setor público.
Catálogo de SPB
e-Cidade – https://ecidade.softwarepublico.org | https://t.me/eCidadeCE
i-Educar – https://ieducar.org | https://t.me/ieducar
Novo SGA – https://novosga.org | https://t.me/novosga
Gnuteca – https://softwarepublico.gov.br/social/gnuteca
Amadeus LMS – https://amadeuslms.net.br | https://t.me/Amadeus_SPB
Conheça o Catálogo de Software Público completo.
Disponibilizar Software
A disponibilização de um Software Público Brasileiro segue as regras definidas na Portaria Nº 46, de 28 de setembro de 2016. É necessário que, antes de iniciar o processo de disponibilização, leia atentamente a Portaria Nº 46. A leitura do Manual do Ofertante também é importante, visto que é o guia completo que explica em detalhes como enviar um software para o Portal do SPB.
Então os três passos iniciais são:
1 Leia a Portaria Nº 46
2 Leia o Manual do Ofertante
3 Envie o software: Iniciar a disponibilização do software no ambiente de avaliação AvaliaSPB.
Para enviar seu software através do AvaliaSPB é preciso ter cadastro no Portal do SPB. Caso sinta necessidade de esclarecer dúvidas antes de iniciar o processo de disponibilização, entre em contato conosco por meio da Central de Serviços e Suporte do SISP, no link https://c3s.sisp.gov.br/.
Mapa
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